Corpo e Mente Saudáveis

Corpo e Mente Saudáveis

Contact information, map and directions, contact form, opening hours, services, ratings, photos, videos and announcements from Corpo e Mente Saudáveis, Health/Beauty, .

Photos from Corpo e Mente Saudáveis's post 29/10/2022

Quer ter mais receitas gostosas para fazer todos os dias? Digita "EU QUERO" e saiba como!

26/10/2022

Sim...

3 Fatores atrapalham e muito a absorção de nutrientes pelo seu corpo..

preste bastante a atenção neles...

1. Estresse
"Preocupações excessivas e constante nervosismo, pelo trabalho e pelos afazeres do cotidiano, podem ser ladrões de nutrientes devido à descarga de cortisol que o estresse causa no cérebro. O excesso desse hormônio pode causar várias consequências no nosso organismo"

2. Comer muito rápido
A má mastigação é uma vilã das dietas saudáveis, pois diminui a absorção dos nutrientes, segundo o Dr. Ronan.

3. Álcool e cigarro
Estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que mais de 45% dos brasileiros ingerem algum tipo de bebida alcoólica. No entanto, o álcool é uma substância considerada nociva para o organismo se ingerida com frequência e em excesso, inclusive quando falamos de nutrição. Isso porque a bebida alcoólica forma espécies de obstáculos no intestino, que podem levar a uma deficiência na absorção de vitaminas do complexo B.

Gostou? compartilhe com suas amigas!!

Photos from Corpo e Mente Saudáveis's post 23/10/2022

Quer aprender mais receitas gostosas e que fazem você manter o seu corpo são e sua mente sã? Digita "EU QUERO" e tenha mais informações!

19/10/2022

Seguem os alimentos que vão te ajudar a emagrecer!
Aveia.
Ovo.
Berinjela.
Brócolis.
Tomate.
Abobrinha.
Arroz integral.
Leguminosas.

Gostou? compartilha com uma amiga!

12/10/2022

Quando bem planejadas, as dietas vegetarianas e veganas promovem o crescimento e desenvolvimento adequados e podem ser adotadas em qualquer fase da vida, inclusive na gestação.

Seja vegana, vegetariana ou onívora, na gestação, é preciso atentar-se à suplementação de ferro e ácido fólico, pois a falta de ferro pode causar anemia na mãe e problemas durante o crescimento e desenvolvimento do bebê, enquanto a suplementação de ferro previne má formação do tubo neural.

Além desse nutriente, outro de extrema importância e que, geralmente, já é suplementado pelos veganos e vegetarianos estritos, é a vitamina B12. Um estudo publicado na revista Nutrition Reviews, analisou 30 casos de deficiência grave dessa vitamina durante a gravidez em mulheres veganas, bem como em mulheres com anemia perniciosa. Entre as 30 mulheres veganas que apresentaram deficiência de B12 durante a gravidez, cerca de 60% dos seus descendentes tiveram atrasos graves de desenvolvimento e 37% tinham atrofia cerebral. Com a reposição, muitos dos sintomas neurológicos nos lactentes melhoraram imediatamente, mas ao longo do tempo, 50% dos bebês ainda apresentaram atrasos no desenvolvimento, mesmo com a suplementação de B12.

Esses resultados demonstram que efeitos negativos a longo prazo podem ocorrer pela deficiência de vitamina B12 durante a gestação. Dessa forma, gestantes vegetarianas devem ser orientadas por obstetras e nutricionistas sobre a suplementação dessa vitamina.

A B12 pode ser produzida na forma de cápsulas vegetais ou gotas, na dose de pelo menos 10 mcg por dia para manutenção do nível adequado. Devido às particularidades do metabolismo dela, doses de até 1.000 mcg por dia podem ser prescritas pelo nutricionista, conforme achados laboratoriais.

De acordo com o Guia Brasileiro de Dietas Vegetarianas para Adultos, a forma mais simples de avaliar a vitamina B12 é pelo nível sérico (dosagem da vitamina B12 sérica) e o ideal é que os valores estejam acima de 490 pg/mL. Quando houver deficiência, é preciso utilizar dose elevada da vitamina e, em alguns casos, a via injetável (sob prescrição médica).

Fonte: nutritotal

09/10/2022

A Salmonella ou Salmonellose é uma espécie de bactéria que possui dois agentes causadores de doenças em seres humanos: S. entérica e S. bongori. Os dois tipos de doença causados por essa bactéria são a Samonelose Não Tifoide e a Febre Tifoide.

A ingestão de qualquer tipo de alimento que possa entrar em contato com fezes de animais, normalmente de animais como galinha, porco, répteis, vacas e até mesmo de animais domésticos como cachorros e gatos podem ser considerados vias de transmissão da Salmonella.

Os principais sintomas da infecção por Salmonella são: diarreia, vômito, febre moderada, dor abdominal, mal estar, cansaço, anorexia e calafrios.

O portal do Ministério da Saúde disponibiliza a série “Saúde de A a Z”, onde apresenta um glossário com os principais temas sobre prevenção e promoção de saúde com perguntas e respostas sobre os principais problemas de saúde pública.

Veja mais sobre a Salmonella: http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/Salmonella

06/10/2022

Por definição, os cereais são alimentos de origem vegetal, formados por grãos ou sementes. Por serem de fácil cultivo, transporte e conservação, com elevado teor nutricional, custo relativamente baixo e por permitirem diversas preparações, são altamente consumidos pelos mais variados povos.

Os cereais e seus derivados podem ser classificados da seguinte forma:

Cereais inflados: Processo em que ocorre a ruptura do endosperma, inflando o grão. Comum na pipoca;
Cereais laminados, cilindrados ou rolados;
Cereais em flocos ou flocos de cereais;
Cereais pré-cozidos ou cereais instantâneos.
Apesar de serem excelentes fontes de carboidrato e de energia (a cada 1 grama fornece 4 kcal) também contém proteínas, vitaminas, como a tiamina (B1), a riboflavina (B2) e niacina (B3), minerais, como o ferro, e fibras alimentares.

Entre os cereais mais consumidos, podemos destacar o arroz, o milho, a cevada, o sorgo, a quinoa e o amaranto, e além desde já citados, podemos ainda incluir o trigo, a aveia e o triticale, presente na farinha de quibe.

Photos from Corpo e Mente Saudáveis's post 05/10/2022

Quer aprender mais receitas gostosas e que fazem você manter o seu corpo são e sua mente sã? Digita "EU QUERO" e tenha mais informações!

03/10/2022

Microbiota intestinal e dieta plant-based
Além do importante papel na prevenção de doenças, a dieta a base de plantas é capaz de beneficiar também a composição da microbiota intestinal.

Isso porque, a alimentação é rica em fibras presentes nos cereais, por exemplo, o que aumentaria a produção de microrganismos prebióticos, como Lactobacillus e Bifidobacterium, sendo benéfico na saúde como um todo.

Gostou? comenta aqui "EU QUERO" que temos uma surpresa para você

30/09/2022

Propriedades nutricionais da Chia
A semente de chia é nutricionalmente muito rica. Estudos mostram que o cereal, tem a presença de ácidos graxos essenciais poli-insaturados (PUFA), como o ômega 3 e 6 em abundância e também possui em sua composição alto teor de fibras alimentares, proteínas, polifenóis e tocoferóis, conferindo a semente grande propriedade antioxidante.

Além disso, alguns minerais, como, fósforo, cálcio, magnésio, selênio e certas vitaminas (B1, B2 e Niacina) também estão presentes em sua composição, se assemelhando a certas oleaginosas.

Devido a seu elevado conteúdo de fibras, em especial as insolúveis, quando em contato com água, ocorre a sua gelatinização, assim pode ser utilizada em diversas preparações, como em mousses, pois contribuiu com a estabilidade do doce.

Abaixo podemos ver valor nutricional do cereal:

Valor nutricional da Chia
Nutrientes Valor em 100g
Energia 443 Kcal
Carboidrato 42,1g
Proteína 16,5g
Lipídio 30,7g
Fibra alimentar 34,4g
Ácidos graxos poliinsaturados 6,71g

Quer saber ainda mais? comenta aqui "EU QUERO" que mandamos para você as informações!

27/09/2022

Onde encontramos a Vitamina D?
Estima-se que 80% a 90% da vitamina D corpórea seja adquirida pela síntese cutânea. Assim, é recomendada uma exposição solar consciente de 10 a 15 minutos por dia. O restante da vitamina D é adquirida pela ingestão de alimentos que contenham essa vitamina, tais como óleos de peixe, ovo, cogumelos, algas e alimentos fortificados.

Funções da vitamina D
No nosso organismo, a forma ativa da vitamina D (calcitriol) exerce inúmeras funções em diferentes sistemas. Contudo, as principais funções da vitamina D são:

Manter a homeostase do cálcio e do fósforo
Promover a saúde óssea
Proliferação e diferenciação celular
Modular o sistema imunológico
Participar do metabolismo glicêmico
Promover a saúde cardiovascular

Digite "EU QUERO" e receba mais Informações

25/09/2022

12

Website