Consultorio Rafaella Albuquerque
Saúde Mental faz bem!
Você tem dado conta?
Quando você se deu conta das vezes que imaginou que jamais seria capaz de lidar com determinada situação ao se deparar com ela?
É natural que quando nos deparamos pela primeira vez com algum sentimento, emoção ou situação não saibamos o que fazer, como agir ou até mesmo o que pensar sobre ela. E está tudo bem por isso, afinal é a primeira vez que estamos experimentando essa vivência. Porém não significa que não sejamos capazes de lidar simplesmente por essa razão.
Não precisamos dar conta, mas podemos lidar com a situação da maneira que é possível neste momentos com os recursos que temos. Essa possibilidade também é dar conta.
E você que está aí do outro lado, tenho certeza de que tens conseguido lidar e do seu jeitinho. Você está conseguindo, acredite 🌻
Permita-se buscar rede de apoio ou até mesmo ajuda profissional se for o caso quando estiver desconfortável demais em lidar e interferir no teu dia a dia ou na qualidade de vida. Afinal "dar conta" também é sobre contar com outras possibilidades.
Todos nós partimos de um ponto em branco, vazio e eles permitiram que pudéssemos desenvolver nossas capacidades e habilidades à medida que fomos expostos aos mais diversos estímulos.
A exposição nos convoca a criatividade para que possamos nos movimentar em busca de soluções para os nossos desafios diários, internos e externos a nós mesmos.
Somos capazes de nos adaptar e nos readaptar em nossas experiências humanas, aprender com os passos que não nos levaram aonde queríamos inicialmente.
Criar a expectativa e cobrar de si mesmo que acertamos ao alvo sem cometer erros no meio do caminho seria o mesmo que o bebê saísse correndo sem antes desenvolver a capacidade de sustentar o próprio corpo e o equilíbrio.
Não precisas ser seu carrasco ou seu próprio inimigo. Água parada não se torna MAR.
Ao nascermos assinamos um contrato social onde é necessário adquirir algumas habilidades para que possamos fazer parte e sentirmos pertencentes em determinado grupo.
Não temos consciência e nem maturidade para entender o que de fato significam cada palavra desse documento, mas na época era a única possibilidade possível, sendo importante para nos constituirmos com um ser.
Com o decorrer do tempo e das experiências percebemos outras aquisições que nos são impostas para que possamos SER ALGUEM NA VIDA e a base está em adquirir, consumir, em TER.
Porém, à medida que o tempo passa e a maturidade vai sendo possível ser alcançada junto com a aquisição de um cérebro maduro é possível perceber que os longos anos de nossa existência fomos direcionados para longe de nós mesmos, ao ponto de nos tornamos cada vez mais estranhos de nós, alheio às vivências, experiências que habitam dentro de nós, à nossa própria existência.
Resultado disso é anulação, negação, vazio, silêncio e adoecimento...
Antes não tínhamos escolhas, mas hoje temos a opção de escolher. O que tens escolhido por você mesmo?
Qual foi a última vez em que te escolhestes verdadeiramente?
Aprendemos a habilidade de dissociar o que sentimos e do que somos porque entendemos que assim deveríamos fazer ou ser.
Porém com o tempo essa "armadura" perde a sustentação, resistência de se manter nessa posição e com isso ela tende a se romper e com o rompimento vem toda a energia suprimida e possivelmente a percepção de saber nem quem é, não se reconhece.
Permitir-se ser vulnerável também é se permitir ser forte e ser quem é para então descobrir o que somos, onde estamos e caminhos possíveis para se fazer diferente e chegar cada vez mais próximo de onde queremos chegar.
Desconectar não é se conectar!
Parece óbvio mas para algumas pessoas não é 🌻
Os afetos não somem ou são esquecidos pela decisão de não serem permitidos sentir. Eles se acumulam e onde inicialmente não incomodava, não fazia diferença, com o tempo eles vão ocupando espaços cada vez maiores e ganhando outras proporções.
Não ocupam apenas no espaço da boca silenciada, mas estão gravadas e marcadas em nosso cérebro, em nosso corpo e em nossas memórias inconscientes.
Não são irracionais ou desproporcionais, têm um sentido e uma proporcionalidade compatível com o tempo, energia, pressão e resistência sustentada até a explosão.
A lógica não é da matemática, nem igual para todos. Existem inúmeras possibilidades de sentidos e razões para o que teu corpo, mente e fala estão a revelar 🌻
Não és exagerada (o), dramática (o), sensível demais! Existe um sentido que por vezes necessita de um espaço que possibilite ser revelado 🫂
Se você gostou, deixa um ❤️
Se fez sentido, compartilha com alguém que esteja precisando ouvir / ler /ver esse conteúdo
Se queres lembrar da mensagem, salva este conteúdo para reveres depois 🌻
Só o Adulto Consciente pode acolher a dor da criança e, finalmente, tomar as rédeas da vida sem reagir aos traumas antigos.
Qual desses sinais a Criança Invisível usa para te chamar a atenção?
Se identificou? Comenta aqui nos comentários 🌻
E se a gente parasse de romantizar a infância e começasse a acolher o que sentimos? 💖
A gente costuma ver a infância como uma fase sem problemas, mas essa visão nos ensina a não dar atenção às nossas emoções. E isso se reflete na nossa vida adulta, nos fazendo ignorar o que sentimos.
Essa falta de atenção pode gerar sufocamento e a sensação de que as coisas "acontecem do nada". Mas a verdade é que cada sentimento e cada reação têm uma razão.
Nosso corpo e nossa mente estão em constante diálogo. Por isso, a gente não pode mais deixar de lado a nossa saúde mental.
Se você se identificou, assista ao vídeo e comece a sua jornada para validar e acolher suas emoções.
*Contribuição parceira IA
O que a sua saúde mental tem a ver com o seu corpo? A resposta pode te surpreender! 🤔
A gente costuma separar a mente do corpo, como se um não influenciasse o outro. Mas a verdade é que a saúde mental e o nosso bem-estar físico estão completamente interligados.
Nossa saúde mental é uma jornada, construída pelas nossas experiências de vida. Ela não é algo estático. Ela é sobre como lidamos com o que sentimos e com o que vivemos, especialmente quando somos jovens e nosso cérebro ainda está se formando.
Nossas memórias, nossas emoções e até as falas que ouvimos lá atrás deixam marcas. E muitas vezes, essas marcas são ignoradas ou minimizadas.
Curioso(a) para entender mais? Assista ao vídeo e descubra como as pequenas coisas da vida moldam a nossa mente.
Clique aqui para requerer seu anúncio patrocinado.
Categoria
Endereço
Recife, PE
Horário de Funcionamento
| Segunda-feira | 09:00 - 17:00 |
| Quarta-feira | 09:00 - 17:00 |
| Quinta-feira | 09:00 - 17:00 |